The WordPress.com Blog

WordPress.com em Português

Mais do que um formulário de contacto

A versão curta desta história é que o formulário de contacto foi actualizado, mas isso deixa de fora os detalhes mais interessantes🙂

Há uns meses, decidimos repensar naquilo que o formulário de contacto precisava e no que poderia ser. Apesar de ser ainda um formulário de contacto, agora é também muito mais.

Antes de mais o novo interface. Escrever o shortcode funciona como antes, mas quisemos disponibilizar um editor visual que lhe permite gerir o formulário. Para isso, basta agora clicar no botão ‘Adicionar formulário’ no editor:

Adicionar novo formulário

O que chamará o editor de formulários:

Editor de formulários

Editor de formulários

O editor dá-lhe um conjunto simples mas poderoso de opções para controlar o aspecto e comportamento do seu formulário. Estas são as funcionalidades que que lhe vão dar jeito:

  • Adicionar e remover campos
  • Re-ordenar a lista de campos (com arrastar e largar)
  • Escolher vários tipos de campos (texto, dropdown, caixa de selecção, área de texto, etc.)
  • Marcar campos como obrigatórios
  • Indicar uma conta de correio específica para receber as respostas a esse formulário
  • Especificar um assunto para a mensagem de resposta enviado pelo formulário

Clicando em ‘Adicionar este formulário ao meu post‘, vai inserir o shortcode correspondente na sua entrada.  Se se esqueceu de alguma coisa, pode editar o shortcode à mão ou simplesmente clicar novamente no botão ‘Adicionar novo formulário’ e o editor aparecerá, com as opções que já tinha definido para que as possa modificar.

Podíamos ter parado aqui que já era uma muito boa actualização, mas decidimos aumentar o volume para “11”.

Além de lhe enviar uma mensagem com as respostas, estas são agora também armazenadas na base de dados do seu blog. Repare no novo menu ‘Respostas’ (‘Feedbacks‘), logo abaixo do menu de ‘Comentários’:

Respostas

A gestão de respostas é semelhante à gestão de comentários, incluindo aquelas que são marcadas como spam pelo Akismet.  Se, por alguma razão, notar que o Akismet se enganou, pode sempre clicar no botão ‘Não é spam‘ para que os detalhes dessa reposta sejam enviados de volta ao Akismet e para que ele possa aprender com isso. Quando fizer isso, essa resposta é também enviada novamente para o seu correio. Pode também eliminar, repor e eliminar permanentemente qualquer resposta.

Para mais detalhes consulte a documentação actualizada sobre formulários de contacto. Para sites WordPress.org, foi publicada uma actualização para o plugin Grunion Contact Form, a versão 2.0.


Missing out on the latest WordPress.com developments? Enter your email below to receive future announcements direct to your inbox. An email confirmation will be sent before you will start receiving notifications - please check your spam folder if you don't receive this.

Junte-se a 36.846 outros seguidores

42 comentários

  1. nc2010

    Muito boa a informaçao

  2. Moda Musical

    ótima atualização! Entrem no meu blog!!!

  3. Milton G. Machado

    Ótima atualização. Talvez demore um pouco para que eu e meus leitores nos acostumemos com isso, mas é uma boa ideia para quem quer dar sua opinião sem que ela apareça para que todo mundo veja. Interessante, e pode até ser útil, apesar de não ter me parecido algo tão impressionante no início. Mas gostei.

  4. Pingback: Tweets that mention Mais do que um formulário de contacto — Blog — WordPress.com -- Topsy.com
  5. Felipe Govoni

    perfect

  6. Jorge Salvador

    Boa!!!
    Gostei.
    Boas festas.

    INFORSALVADOR

  7. Renato Klisman

    Gostei demaaaaaaaais!
    Sempre quis inserir um formulário de contato no meu blog!
    Parabéns!

  8. sininhu

    Adorei!
    Modificação super necessária.

  9. Gustavo H. Razera

    Nunca usei!

  10. icommercepage

    A idéia é muito boa, e é bom ver a equipe WordPress sempre dinâmica, mas, por enquanto, vou deixar o meu blog quietinho, quanto menos eu mexer menor o risco de eu perder ele de vista hehehehehe

    Parabéns.pelo belo trabalho.

    ABS

  11. Oi_Yuri

    Que legal, bem útil haha :))

  12. jennyhorta

    Muito útil, especialmente para nós iniciantes!

  13. tibartz

    Putz, foda. Muito bom. Vocês não tem como melhorar mais, né?

  14. Eduardo Miguel

    Great! WordPress rocks!

  15. Luiz

    Boa tarde, gente! Que bom está aqui com voces.

  16. worldane

    Estou tentando utilizar as ferramentas, mas ainda acho complicadinho
    Boas festas!!

  17. Rodrigo

    Amazing!
    WP cada vez melhor, parabéns!
    Arigatoo

  18. casadatina

    Boa!

  19. Matheus Q. Pera

    Shoow!

  20. waldex

    Testei e é muito prático e não tem nada de complicado, como falaram.

  21. Marcus Pessoa

    Já estou planejando um formulário para saber como meus visitantes chegam ao meu blog. As explicações foram muito úteis. Muito obrigado.

  22. mollulojr

    Muita boa atualização!
    A plataforma está de parabéns!

  23. Bruno Almeida

    Ótima atualização… facilitou muito minha vida! valeeew WordPress!

  24. Dirceu Rabelo

    Bom D+ da conta. Agora é só entrarem no meu Blog do Dirceu Rabelo.

  25. eli

    Sinto dizer q estou decepcionado com este programam q me roubou meu nome e não me dão a possibilidade de me deletar e voltar ao meu blog do spaces.life.com simplesmente vc entraram roubaram meu nome e agora não consigo voltar a meu blog onde tinha fotos muito importantes para min

    vcs deste progrma so impõe não dando a possibilidade de sair dele

    muito feio o roubo e de não poder sair para voltar atraz

  26. eremitadigital

    Excelente. Quanto mais prático, melhor, mais produtivo!

  27. rebecasimonini

    Muito bom ja coloquei no meu blog

  28. debugbrasil

    Adorei, usarei assim que necessário e já até sei quando será necessário.

  29. bbza

    LEGAL!!!!!!!!!! vou testar

  30. Guilherme Vieira

    Excelente atualização, vou experimentar.

  31. consulene

    Muito,muito bom!
    Tudo que torne essa ferramenta cada vez melhor é muito bem vinda, ainda bem que existem profissionais empenhados em promover o verdadeiro MAIS.

  32. Alongamento Rio Comprido

    Infelizmente não gostei nem um pouco da mudança spaces para word press. O espaço que nós tínhamos, era muito mais fácil acessar. Minha turma não sabe mais. Além de que está em ingles. Outra coisa, já mudei minha senha 4x e não consigo entrar no blog para atualizar as informações. Quero sair deste negócio.

  33. Projecto Marketing Digital

    Ainda não testei mas não vou demorar para testá-lo, pois já reparei que a informação que aqui passaram é de qualidade. Parabéns pela excelência do vosso trabalho!

  34. MarcosKS

    Excelente recurso, bem útil…

  35. JV

    Show!

  36. Francisco

    Ótimo! Super funcional.

  37. benedito antonio dos santos

    Gostei muito de ter entrado no WordPress porque assim poderei tambem conquistar uma possibilidade de poder comuinicar-me com mutios outros mesmo através do WordPress. Até uma próxima. Bene1

  38. JonhMaster

    nossa interessante essa atualização.

  39. nuriphoto

    Grande ideia🙂

    Mas será que poderiam adicionar uma coisa ao formulário? A opção de enviar ficheiros pelo mesmo para o autor do blog. Ou seja quem redige o formulário ter a capacidade de enviar fotos por exemplo, como se de uma candidatura se tratasse.

    Obrigado.

    • É muito bem pensado. Vou submeter a ideia aos developers, obrigado😉

  40. Projecto Marketing Digital

    Obrigado a todos os membros que nos permitem utilizar este fantástico recurso que é o WordPress. Sem sombras de dúvidas, o que há de melhor em matéria de blog profissional! E as alterações acima mencionadas não fogem a qualidade do trabalho que vocês disponibilizam. Parabéns!

  41. projetoisi

    o email não vem na ordem que coloco os Shortcode… como arrumar isto???

Please do not use these comments for asking questions, support, or bug reporting. Use the forums or support contact form for that.

Deixe uma Resposta

