The WordPress.com Blog

WordPress.com em Português

Novidades: Links, ordenamento e paginação

Já?

Chegou aquela altura do ano em que do lado do WordPress.org se começam a dar os retoques finais na próxima versão do WordPress (a 3.1, neste caso). Os utilizadores do WordPress.com são automaticamente incluídos na versão beta, dando-lhe todo o acesso a novas funcionalidades, um mês antes de estas serem lançadas oficialmente. Isto é bom, não só porque lhe dá um acesso antecipado ao que aí vem, mas como também a sua opinião nos ajuda a melhorar ainda mais. Estou muito animada, tanto pelos os novos recursos que acabámos de implementar, como por serem adições que já desejava há muito tempo. Aqui estão as novas funcionalidades que já pode ver no seu painel:

Criação mais fácil de links internos

Fi.nal.mente.🙂

Está a escrever um post (ou uma página) no WordPress. Menciona algo que tenha escrito antes, e pensa: “Já sei, vou criar uma ligação para esse post!” O que é que fazia? Pode ser que abrisse um novo separador ou janela e que procurasse no seu conteúdo na sua lista de posts, ou ainda que visitasse o seu blog e procurasse esse post. Seja como for, teria que encontrar esse conteúdo, obter a respectiva URL, de modo a ao clicar no botão de link no editor de posts, poderia colá-la. Certo? Isso são o quê? Entre 5 a 8 passos, dependendo de como o fazia? Não mais!

Internal linking preview

Posts e páginas existentes podem ser encontrados e ligados com uma pesquisa dinâmica.

Com a nova funcionalidade de links internos, pode agora indicar qualquer URL para criar um link, como costumava fazer, ou então procurar nos seus posts e páginas existentes logo ali, na janela de inserção de links. Uma combinação de pré-carregamento, preenchimento previsivo e alguma magia Ajax tornam o uso da ferramenta de criação de links numa alegria (e confira quão mais rápida está a janela!). Esperamos que isto o incite a fazer mais conexões entre o conteúdo do seu site, o que tornará mais fácil para os seus visitantes encontrar mais conteúdo relacionado. Agora todos juntos: Viva! (Certo?)

Ordem por colunas

Ordenamento
Quando visita a página de Posts (ou de Páginas, ou de Media ou de qualquer outra informação em lista), alguma vez desejou poder clicar no nome da coluna para alterar a visualização, ordenando por exemplo a informação por data, por ordem alfabética, por autor ou por outro critério? Eu sei que eu quis, desde sempre. Já temos! Este recurso é o resultado de um bem-sucedido projecto de um aluno do Google Summer of Code, demonstrando ainda que o programa é uma ótima maneira de se envolver com o desenvolvimento do WordPress. A pequena seta ao lado do título da coluna (na minha imagem de exemplo, a coluna Data) mostra a coluna pela qual a informação está ordenada, e se a ordenação é ascendente ou descendente. Basta clicar no cabeçalho de qualquer coluna para ordenar por essa coluna ou para inverter a ordem.

Paginação melhorada

A nova paginaçãoSe tem muito conteúdo, pode ser que tenha tido uma experiência levemente irritante ao navegar as páginas posts, media ou outros. Clicar para a frente e para trás é fácil, tal como saltar para a primeira ou última página, mas então e o meio? Imaginemos que tem 23 páginas de posts; está na página 6 e, com base nas datas, acha que o que está à procura deve estar por volta da página 15. Teria que clicar várias vezes para avançar algumas páginas, até chegar à página desejada. Não mais! Com o novo estilo de paginação, os botões para a frente/fim e para trás/início continuam lá, mas agora pode ir directamente para qualquer página, alterando apenas o número editável mostrado na área de paginação (e carregar em Enter).

Pesquisas com Ajax

Os resultados de pesquisas são agora mais rápidos e não requerem actualizações do painel no seu browser graças à adição de Ajax. Rápido!

Esquema de cores revisto

Nas opções do seu perfil, tem uma escolha de esquemas de cores do painel, cinza ou azul (o padrão é cinza). Actualizamos o esquema de cores cinza há algum tempo, mas não actualizamos o azul. (Lembra-se quando mudamos do cabeçalho do escuro para o mais claro? Bons velhos tempos.) O novo esquema de cores azul é mais leve, mais limpo e com base nos mesmos tons que o esquema de cor cinza, mas com uma tonalidade azul, para que o foco possa permanecer firmemente na criação de conteúdo, sem distrações. Se você nunca experimentou o esquema de cor azul, agora seria um óptimo para experimentar e ver se gosta! Existem outras cores que gostaria de ter como opções? Diga-nos nos comentários!

Suporte melhorado para IE9

Para aqueles que têm tido problemas em usar arrastar e largar no painel ou ainda algum problema com o editor visual na criação de posts, com o Internet Explorer 9, foram feitas melhorias para funcionem agora sem problemas no mais recente browser da Microsoft.

A ter em conta: estas funcionalidades são novas e embora tenhamos trabalhado nelas durante bastante tempo, poderá encontrar um erro que nos tenha escapado. Se alguma delas lhe estiver a causar problemas, pode deixar um comentário neste post durante as próximas duas semanas, falar sobre isso nos fóruns, ou contactar o suporte através dos canais habituais.

Espero que apreciem estas notícias, tanto quanto nós gostamos de as desenvolver. Bom blogging!

Actualização

Graças aos vossos comentários, conseguimos já detectar e corrigir alguns erros que escaparam nos nossos testes.

  • Corrigimos um conflito com o plugin de CSS usado no WordPress.com (a incompatibilidade causava comportamentos estranhos no editor). Assim, se tinha problemas tais como ver texto a ser sublinhado ou em negrito inesperadamente, isto não deve acontecer mais.
  • Corrigimos uma falha do IE8 com a janela de inserção de links, mas ainda estamos a trabalhar em alguns problemas no IE7. (Agora a sério, usar browser antigos não é uma boa ideia. Actualize-o!)

Se mesmo assim continuar com problemas com as novas funcionalidades, quando deixar um comentário ou contactar o suporte, por favor indique o sistema operativo e browser que está a usar, para nos ajudar a resolver o problema mais depressa. Exemplos: “Estou a usar Firefox 3.9 com Mac OSX 10.5.”  “Estou a usar Google Chrome em Windows 7.”

Obrigado!


Missing out on the latest WordPress.com developments? Enter your email below to receive future announcements direct to your inbox. An email confirmation will be sent before you will start receiving notifications - please check your spam folder if you don't receive this.

Junte-se a 36.846 outros seguidores

43 comentários

  1. Pingback: Tweets that mention Novidades: Links, ordenamento e paginação — Blog — WordPress.com -- Topsy.com
  2. Ricardo Jorge

    Todas são ferramentas bem funcionais, como sempre o WordPress.com muito rápido em novidades.

  3. Seventh Day

    Quando vocês permitirão aos usuários do wordpress, que tenham contas gratuitas, poderem inserir o google friends connect, bastante comum nos blogs da blogspot?

  4. morenocris

    Adorei este processo. Confesso que não havia entendido o porquê de sua existência. Valeu!

  5. toshio

    Quando meu blog estava hospedado no windows live eu podia postar através do celular,com a mudança tive que parar,não tem como postar mais. Esta opção só e fornecido pelo computador. Atenciosamente toshio

  6. Rodrigo Guedes Barboza

    Gostei particularmente da criação de links internos mais ágil!

  7. Geraldo Souza

    Olá Meu blog foi bloqueado, em virtude de ter usado links do polo mercantil, entre outros.
    Eu gostaria de recuperá-lo , e poder usar os links de afiliados,marketing de rede,links patrocinados,adsence entros outros recursos. Com posso fazer Isto recuperando os meus post e tags do meu blog bloqueado , de uma forma mais economica possível? É possível Migrar para o WordPress.org sem perder os post e as tags , tudo que já foi feito??
    Um Abraço
    Geraldo souza.

  8. mariadolente

    O que esta acontecendo, antes dava para cabeçalho 1 OU 2 , o tamanho da letra e cores,
    agora não consigo colocar cabeçalho com letras maiores e nem mudar a cor da letras,do que quero escrever,
    Não consegue postar mp3_codes direto ,e nem copiando e colando .Musicdumper tabém add.

  9. Jorge Salvador

    Adorei esta funcionalidades, de resto assim que fiz login notei logo as diferenças.

    Visite o INFORSALVADOR, o melhor blog de informática. Comprove com os seus olhos.

    Um abraço.

    Jorge Salvador.

  10. mariadolente

    Obrigada vou visitar, abraços.

  11. tibartz

    Isso é tremendamente prático. Assim o WordPress consegue ser o melhor blog de todos, vencendo, claro, o da microsoft, o tumbrl e o blogspot.

  12. Edna

    Adoreeei!

    Seper prático, organizado e com os links mais rápidos.
    É por isso que o WordPress consegue ser o melhor blog.

    😉 Abraço à todos os blogueiros.

  13. anabolismo

    Show de bola.

  14. Givanildo

    ok obrigado!!!

  15. aphoenix13

    quando o meu blog estava no windows live, eu tinha a opção de inserir albuns de fotos….E, muitos temas para escolher, aqui estou engessada em temas que nada tem a ver comigo, quando vcs vão liberar temas de natureza, flores, estações do ano, zodiacais, queria um de phoenix, enfim, muuito mais opções, queria também poder colocar os meus anunciantes do blogspot aqui, bem como conseguir finalmente sincronizar as atualizações com o blogblogs…

  16. giromultilivros

    Uso o firefox3.6 e ie8 coloquei um fundo azul no minha página e quando tentei retira-la não consegui, nã tem opção ¨desfazer¨, mudei para outro tema, mas quando recoloquei o anterior estava lá novamente o fundo azul…tive q colocar uma cor próxima ao original, espero q a WordPress possa resolver esse probleminha assim q possível. Fora isso estou curtindo meu blog a WordPress está de Parabéns…

  17. Jean

    Eu te amo, WordPress!

  18. prjoselopes

    É extremamente importante a melhoria e beleza de apresentação de um blog e a ordenação de seus posts, sincronizados a outros blogs e suas atualizações.

    Toda a equipe da wordpress está de parabéns pela a sempre dedicação e aprimoramento do blog

  19. Renato Klisman

    Demaaaaaaaais as alterações!
    Mas preciso muito do Google Friend Connect, o ramo do meu blog simplesmente necessita desse acessório!
    Pleeeeeeeaseeeeeeeee! Liberem! Por favor!
    Eu fiquei sabendo que alguns temas são liberados, mas gostom esmo é do meu: http://rkbooks.wordpress.com
    Abraçõa à equipe do WordPress!
    Vocês são demaaaaaaaaaaais!

  20. Maria Dolente

    **Ta ficando muito bom o wordepress.
    Cada dia esta ficando melhor ainda.

  21. Brasil em 1° Lugar!

    Show de bola!

  22. ParamoreNation

    Seria bom o WordPress liberar o uso de javascript nas widget!

  23. Holander

    OLÁ. QUANDO É QUE VOU PODER PUBLICAR MEUS POSTS PELO CELULAR COMO EU FAZIA NO SPACE? ISSO É MUITO IMPORTANTE PRA MIM! POR ENQUANTO, ESTOU MUITO INSATISFEITA COM O WORDPRESS! POR FAVOR, ME FAÇAM MUDAR DE OPINIÃO…!

  24. miroblues

    SIM, ONDE É QUE SE PODE POSTAR FOTOS, RECEBI UM EMAIL DO WINDOWS LIVE, QUE PODERIA TRANSFERIR TUDO PARA CÁ, MAS ATÉ AGORA NÃO ENCONTREI ONDE SE PODE INSERIR FOTOS ALBUNS ETC. ESTOU ESPERANDO UMA RESPOSTA . NA VERDADE SÓ TEM PAPO ATÉ AGORA.

  25. icommercepage

    Olá:

    Quem sabe não sobre uma horinha para eu estudar essas novas ferramentas.

    Eu considero o painel da WordPress uma das ferramentas mais interessantes da internet, só falta tempo.

    O painel já é o melhor do mundo, mas não dá para ficar parado, não é mesmo?

    ABS

  26. Felipe Govoni

    Excelente.

  27. Armando Netto

    Eu percebi antes de ver esse post, tava escrevendo e lá estava,

    Ajuda bastante,

  28. Dep Rio Distribuidora de Ração

    Muito bom.
    Obrigado!

  29. SeiZo

    Links internos fáceis de criar! Obrigado, WordPress!

  30. marilenaoliveira415

    Boa tarde ! Meu blog está quase todo desconfigurado o que faço para deixa-lo como antes?

  31. alexandre596

    eu vi isso
    MTOOO bom, parabens
    otimo *–*

    obrigadoo

  32. rhyico

    quando o meu blog estava no windows live, eu tinha a opção de inserir albuns de fotos… E onde foram parar as minhas fotos? Tinha muitos temas e .E, muitos temas para escolher, aqui estou engessada em temas que nada tem a ver comigo, quando vcs vão liberar temas de natureza, flores, estações do ano, zodiacais, queria um de phoenix, enfim, muuito mais opções,

  33. SARMU - OESTE

    \Ola alguem pode me ajudar a inserir uma Galeria de Imagens no meu Blog ?

  34. mvpini

    É sempre bom quando a intenção é inovar, ainda sinto falta de alguns recursos como a permissão de scripts e frames ou poder alterar o html, sei que é pela segurança e que talvez nunca tenhamos estes recursos, pois sou obrigado a manter alguns links de paginas fora do sistema ( externo ). As melhorias só vem engrandecer ainda mais o que é hoje o wordpress.org.
    Parabéns – nota 10

  35. Aldo Silva

    Notei assim que fiz o login o realmente a cada dia o wordpress modifica a sua apresentação e a beleza , e aos poucos estou dominando todas as funcionalidades

  36. Adriana Brenna Gonçalves

    Gostaria muito que tivesse a funcionalidade de “Posts Relacionados” para a versão brasileira do WordPress. Vocês tem planos pra isso? Pra quando? Acho uma ferramenta necessária.😉

  37. cheatsforcs

    muito bom !!!

  38. CobraMil

    Parabéns. O WordPress avança consecutivamente, não para. Precisamos avançar mais ainda!.

  39. Moda Musical

    Achei muito bom e gostaria de esquemas de cores mais desconraídas, como laranja e rosa. Também gostaria de dizer que na hora que eu coloco fotos no blog, elas ficam desordenadas sozinhas!simplesmente se movem na hora que eu atualizo o post. O jeito é só colocar um slideshow para ficarem na ordem certa. Gostaria também de que vocês dizponibilizassem avatares diferentes para comentários. Ia ser muito bom!!!

  40. matadorxa

    como poe chat num blog do word pres, e muito dificil e eu presciso de ajuda

  41. Milton G. Machado

    Muito bom, principalmente a novidade nos links! Já estou usando e é ótimo, pois permite uma interação maior dos leitores com o site.
    Valeu pelas mudanças!

  42. CarlAn

    Muito bom, gostei. 3 novas funcionalidades muito úteis, sobretudo a janela Ajax para os Links Relacionados. Parabens e obrigado Worpress!!!

  43. WandersonL.

    O WordPress cada vez ficando melhor!

Please do not use these comments for asking questions, support, or bug reporting. Use the forums or support contact form for that.

Deixe uma Resposta

